Buscar
  • Alef Alves de Oliveira

Como usar o Instagram Direct no Ecommerce para vender mais

O atendimento direto, ágil e bem executado é essencial para converter consumidores em clientes. Por isso, o Instagram Direct é tão importante no processo de venda.


Esta funcionalidade da rede social permite que empresas possam se aproximar dos seguidores, tirar dúvidas, auxiliá-los, atrair a atenção deles para seus produtos e direcioná-los para páginas de conversão.

Se você tem interesse em aprender mais sobre o Instagram Direct e como usá-lo para vender mais, leia o nosso artigo e siga nossas dicas.


O que é o Instagram Direct?


O Instagram é um dos canais de comunicação mais importantes para negócios que desejam vender online.

Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, a rede social é a plataforma perfeita para ser usada como uma vitrine virtual de um negócio.

A plataforma é uma excelente opção para aumentar a divulgação de marcas, criar um relacionamento próximo com os clientes e gerar mais vendas.

Muitas estratégias voltadas para o Instagram mantém o foco apenas no Marketing de Conteúdo e anúncios publicitários.

E o Instagram Direct é uma ótima ferramenta para você utilizar, principalmente para atendimento personalizado.

Mas o que é o Instagram Direct?

É basicamente um chat que os usuários podem trocar mensagens e imagens de maneira privada com seus seguidores.

Tanto usuários pessoais quanto perfis comerciais podem usar este recurso oferecido pela rede social.

Além disso, o Direct também conta com a função de registrar interações feitas pelos seus seguidores com seus Stories, criando mais oportunidades de iniciar um diálogo.

Essas funcionalidades se tornam mais relevantes quando levamos em consideração que o Instagram é a rede social mais usada no Brasil.

E, segundo um estudo realizado pela SocialBakers, a rede apresenta com potencial de engajamento 400% maior que o Facebook.

Esse engajamento pode ser mais potencializado através das mensagens diretas trocadas com os seguidores.


Como usar o Instagram Direct para vender mais?


Ofereça suporte pelo Direct


Por funcionar como um chat online, este recurso pode ser usado para atender e prestar suporte às pessoas interessadas em seu negócio.

Desta forma, sua equipe pode ajudar com mais informações sobre produtos e serviços ou até mesmo direcioná-las para a finalização de um pedido.

O atendimento instantâneo permite que as pessoas possam responder com agilidade e qualidade, sem precisar aguardar em uma fila online.

Estas características são bem vistas pelos consumidores, que cada vez mais desejam ter suas demandas atendidas de forma imediata e efetiva.

Oferecer qualidade no atendimento e no suporte ajuda a tornar a relação entre sua marca mais próxima aos clientes, auxiliando com a fidelização e retenção de clientes.


Crie um relacionamento


A conversa através do chat permite que empresas criem relacionamento com seus seguidores.

Ainda mais que é comum que as pessoas entrem em contato para perguntar sobre preços, informações e até mesmo novidades em estoque.

Os clientes também podem conversar com sua marca após a compra para saber mais informações de produtos já comprados, pedidos em andamento e informações de uso.

E nos dois casos se tratam de relacionamento!

Em algumas ocasiões é possível transformar a interação em uma nova venda, em outros, seu negócio tem a oportunidade de promover a satisfação dos clientes através de um atendimento de qualidade.

Oferecer esta boa experiência com sua empresa irá ajudar a fidelizar seus clientes que irão sentir-se mais seguros para comprar novamente com a sua marca.


8 Dicas para vender mais pelo Direct do Instagram


1- Crie e configure um perfil comercial


O primeiro passo para começar a usar o Instagram profissionalmente é usar um perfil comercial para o seu negócio.

A conta comercial oferece funcionalidades exclusivas que são muito importantes para negócios. Alguns dos recursos oferecidos são:

  • Análise de dados;

  • Métricas de desempenho;

  • Configuração completa da bio;

  • Botões para direcionar seguidores para seu site.

A utilização destes recursos permite otimizar seu perfil comercial para impressionar seus visitantes e ganhar mais seguidores.

Portanto, dedique muita atenção ao conteúdo que será escrito em sua bio. Faça um texto sucinto que explique o que sua empresa faz e como ela pode ajudar os usuários.

A imagem do avatar de perfis comerciais também precisa estar alinhada ao negócio.

Então, use um logotipo de sua marca, caso o foco seja em alguma pessoa, produza uma foto profissional que passe autoridade e credibilidade.


2- Conquiste uma boa base de seguidores


Para que as estratégias de marketing digital voltadas para o Instagram funcionem devidamente, é preciso que o perfil conte com uma quantidade considerável de seguidores.

Adicionar a @ do seu perfil em seu site e fazer campanhas para ganhar seguidores são algumas das principais formas de aumentar sua base.

Outra forma bastante eficaz de ganhar muitos seguidores é usar o Instagram Direct para incentivar e criar sorteios para o Instagram, gerando mais engajamento em seu perfil e incentivando que seguidores divulguem sua conta.


3- Produza conteúdo de qualidade


Produzir um bom conteúdo é essencial para que sua marca continue sendo lembrada pelos seguidores.

Além disso, criar um planejamento e saber o que postar no seu Instagram pode gerar novas oportunidades para que o seu público inicie conversas através do Instagram Direct.

Conteúdos com um grande potencial de compartilhamento podem ser até mesmo compartilhados em outras redes sociais, por usuários interessados em utilizar uma ferramenta de baixar vídeos do Instagram para compartilhar com seus contatos.

Portanto, ao criar suas publicações e stories, pense em maneiras de estimular essas interações através das legendas de publicações e possíveis reações ao conteúdo publicado em seus stories.


4- Integre o Instagram Direct ao seu atendimento


Hoje, provavelmente você trabalha com múltiplos canais de comunicação, como Facebook, WhatsApp, e-mail, telefone, chat online em sua página, etc.

Mas acompanhar todos os canais através de diferentes ferramentas não é nem um pouco eficiente para a sua equipe…

Inclusive, pode gerar problemas como atraso nas respostas ou até mesmo perda de oportunidades.

Por isso, o ideal é integrar todos seus pontos de contato com clientes em uma única plataforma, de forma a oferecer uma experiência omnichannel e integrada, sem dificuldades para o cliente.

Para isso, não deixe de conferir soluções completas que incluem múltiplos canais, incluindo comunicação interna.

É possível, integrar o WhatsApp, Facebook Messenger e integrar o próprio Instagram Direct ao JivoChat, por exemplo.

Isso de forma que você receberá respostas no Stories, menções e Directs em um único lugar.

Independentemente da plataforma usada, o importante é integrar seus canais de comunicação para trabalhar de forma mais eficaz e nunca perder oportunidades por desorganização ou lentidão no atendimento.


5- Envie mensagens de boas-vindas


Usuários da rede social podem começar a seguir perfis comerciais por diversos motivos, como posts compartilhados por outros perfis, anúncios ou seu conteúdo, mas podem acabar esquecendo do seu perfil em pouco tempo.

Uma dica muito interessante para garantir que sua marca seja lembrada é ser proativo e iniciar a interação com novos seguidores.

Envie mensagens de boas-vindas para iniciar conversas e mostrar que sua empresa está preparada para atender aos usuários neste canal.

Contas comerciais podem usar as configurações para ativar mensagens automáticas enviadas aos novos seguidores, sem a necessidade de um operador humano.


6- Responda todas as mensagem


A comunicação instantânea é uma das principais características do chat online. Portanto, os usuários esperam que sejam respondidos com rapidez.

Corresponda a esta expectativa respondendo rapidamente e nunca deixe ninguém sem respostas.

Caso o chamado de atendimento não possa ser finalizado através do Direct, faça o redirecionamento dos clientes para outros canais de atendimento para que possam falar com um atendente e evitar ao máximo que percam tempo.


7- Use o filtro de mensagens


O filtro de mensagens é uma ferramenta que pode ajudar seu perfil a não deixar nenhuma pessoa esperando por uma resposta.

Este recurso permite filtrar todas as mensagens recebidas, marcadas como importantes e as não lidas.

Desta forma, seu atendimento e as respostas podem ser otimizadas para serem encontradas com mais facilidade, principalmente em casos mais importantes.


8- Use o Instagram Shopping


Lojas virtuais que contam com uma conta comercial também podem aproveitar os recursos oferecidos pelo Instagram Shopping.

Essa funcionalidade é gratuita e possibilita a adição de um catálogo com seus produtos em seu perfil.

A partir deste catálogo, é possível adicionar etiquetas com o preço e nome de produtos em seus Stories ou publicações do seu feed.

Plataformas parceiras do Facebook podem ter seus catálogos importados a partir de seu site de ecommerce, facilitando este processo.

Quando os seguidores clicam nestas etiquetas, eles serão direcionados para sua loja virtual e poderão finalizar suas compras.

Utilizar este recurso, aprender a fazer publicações mais completas no Instagram pelo computador e oferecer o suporte para clientes com dúvidas quanto aos seus produtos são ações que podem influenciar positivamente sua taxa de conversão.


Principais vantagens de usar o Instagram Direct


Após compreender como o Direct pode ajudar o seu negócio a vender mais, confira algumas das outras principais vantagens que este recurso pode proporcionar à sua estratégia de marketing digital:

1. Gera mais relacionamento com os seguidores;

2. Amplia o seu alcance de seguidores;

3. Aumenta consideravelmente o engajamento do seu perfil;

4. Dá mais credibilidade ao seu perfil.


Como gerenciar o Instagram Direct


Pode parecer uma tarefa desafiadora, mas é preciso aprender a gerenciar seus chats para garantir que o engajamento seja feito e gere resultados.

Fazer isso apenas de forma manual pode exigir muito tempo e dinheiro. A boa notícia é que, hoje, existem várias opções de recursos tecnológicos que podem auxiliar a gestão do Instagram.

Ferramentas profissionais de chat online permitem a unificação de diversos canais de atendimento em um único lugar, facilitando o trabalho dos operadores e aumentando a qualidade do atendimento oferecido aos clientes.


Preparado para vender mais no Instagram?


Desenvolvemos este conteúdo para ajudar você a otimizar seus resultados e vender mais usando o Direct do Instagram.

Portanto, esperamos que as nossas dicas possam ser colocadas em prática o quanto antes para gerar cada vez mais conversões através do seu perfil.

Aproveite para avaliar o serviço que você já está prestando e encontrar os pontos em que precisa melhorar o seu atendimento.

Através desse feedback, você vai descobrir o que precisa para atender melhor no Instagram Direct.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo